quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Equipe da Força Nacional inspeciona Hospital de Custodia e Tratamento Psiquiátrico de Pernambuco

No Geral, a equipe de Defensores Públicos considerou as instalações físicas razoáveis, mas questões relativas à higiene e saúde serão apuradas e que a unidade necessita de pessoal de segurança e técnico (médicos, psicólogos e enfermeiros).

Por Fátima Freire
Assessora de Imprensa

A equipe que compõe a Força Nacional da Defensoria em Execução Penal (FNDEP) inspecionou ontem (09 de dezembro), o Hospital de Custodia e Tratamento Psiquiátrico do Estado de Pernambuco (HCTP). No local, os Defensores consideraram as instalações físicas razoáveis.

De acordo com o Defensor do Estado de Tocantins Arthur Luiz Pádua Marques, embora o estabelecimento apresente condições físicas razoáveis, há uma necessidade de apurar irregularidades relativas a questão sanitária e de saúde. Os internos precisam de medidas de segurança ante a possibilidade de concessão de indulto e desinternação por cassação de periculosidade, explicou.

Na avaliação do Defensor de Pernambuco, Maurício Cardoso, há um déficit pessoal de segurança e técnico (médicos, psicólogos e enfermeiros). O que é preocupante. Mais de 50% dos internos são provisórios, ainda sem laudo médico, que permita conclusão do processo. Faremos uma análise mais apurada sobre a situação desses custodiados, enfatizou.

O HCTP tem capacidade para abrigar 372 pessoas. Atualmente há 417, sendo 273 provisórios. A vistoria continua nesta quinta-feira (10 de dezembro na Colônia Penal Feminina do Recife

Participação - Além dos já citados no texto, participaram da Inspeção no HTCP os Defensores Públicos: Cardineuza de Oliveira Xavier (PB), Percinandes de Carvalho Rocha (PB), Gustavo Henrique Armbrust Virginelli (DPU), Márcia Mesquita de Barros (RJ), Fernanda Marques (PE), Francisco Nóbrega (PE), Samantha Vilarinho Mello Alves (MG), Fernando Rodolfo Mercês Moris (SP).

Local: Itamaracá –PE


Fonte: Ascom DPPE



Nenhum comentário:

Postar um comentário